• Por: Cristiane Viegas
  • 17 Sep, 2021

Arte e cultura são destaques na 5ª Edição do Seminário Formação Rede IBSAÚDE e Evento voltado aos Conselhos Municipais de Saúde

As obras e as poesias produzidas pelos usuários do CAPS Girassol foram espalhadas pelo recinto do evento

Foto:Glauco Arnt


Dentro da programação cultural do seminário promovido mensalmente pelo instituto, a vernissage de Obras e Varal de Poesias juntamente com uma apresentação cultural foi uma mostra do que ocorre nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial Girassol, que atende as regiões da Restinga e do Extremo Sul da capital. 


Além de artistas que atuam como oficineiros na unidade, os próprios usuários atendidos na unidade participaram da apresentação aos presentes no evento. O marceneiro Saulo Henrique Faiffer de Barros, de 47 anos, compartilhou um relato sobre a recuperação que obteve junto à equipe do CAPS. 


“Toda essa ajuda que eu tive no CAPS Girassol foi uma escolha minha em dar continuidade ao tratamento. Pois, eu já tinha tentado outras vezes e não consegui. E quando eu estava quase desistindo de mim fui apresentado ao CAPS. Hoje tenho minha família de volta, estou voltando a trabalhar e tô tentando retomar os estudos a partir de 2022”, contou. 


Saulo ficou internado por 15 dias na unidade e recebeu o tratamento para cuidado mental, participando das oficinas de terapia ocupacional, artes e música. Junto a outros pacientes atendidos por lá, ele recitou poemas que foram criados nessas atividades. 


As obras pintadas por eles e as poesias foram espalhadas pelo recinto do evento ocorrido no último dia 15/09, no hotel Continental, em Porto Alegre e deixaram o ambiente muito colorido. As apresentações se repetiram no dia seguinte em um segundo encontro voltado aos Conselhos Municipais de Saúde do Estado. 


De acordo com a diretora da unidade, Luciana Moro, essa foi uma pequena parte do trabalho que realizam no CAPS. 


“Nossa intenção é estender nossos serviços a mais pessoas da região, com o projeto CAPS Móvel, que prevê atendimento em saúde mental de forma itinerante e que já está aprovado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre”, afima. 


Participaram das apresentações Ana Francielly Miranda Lafourcade, Isabela da Silva Reis, Saulo Henrique Feiffer de Barros, Marcos Elias dos Santos Godoi, Rubens dos Santos Godoi. Além dos colaboradores e também artistas Itapa Rodrigues e Lucciana Lubianca.