Oficina quesito raça e cor

Oficina quesito raça e cor

Objetivo:

Considerando que os dados apontam diferenças significativas entre brancos e negros no que se refere a condições de vida e acesso a serviços e que essas dificuldades afetarão a saúde física e mental dessas pessoas e desses grupos sociais, constrói-se essa oficina como um espaço estratégico, visando qualificar a coleta do quesito cor ou raça/etnia. Essa variável torna os sistemas nacionais e locais de informação da saúde aptos a consolidar indicadores que traduzem os efeitos dos fenômenos sociais e das desigualdades sobre os diferentes segmentos populacionais. Além de a identificação por cor ou raça/etnia ser fundamental para a compreensão do processo de adoecimento e das causas de morte a que estão submetidos ou grupos populacionais: geneticamente determinados, adquiridas em condições desfavoráveis e de evolução agravada ou tratamento dificultado.


Conteúdo:


- Importância da equidade em saúde.

- Metodologia adotada pelo IBGE para a coleta do quesito cor ou raça/etnia

- Porque coletar o quesito cor ou raça/etnia?

- A variável torna os sistemas nacionais e locais de informação da saúde aptos a consolidar indicadores que traduzem os efeitos dos fenômenos sociais e das desigualdades sobre os diferentes segmentos populacionais;

- Indicadores de desigualdades raciais em saúde.

- Introdução conceitual: racismo, discriminação, preconceito, estereótipos, representação, construção social e imaginário coletivo.

- Conceito de racismo institucional como um determinante social do processo saúde-doença-cuidado.

- Saúde da População Negra – Aspectos Epidemiológicos.

- Elaboração de um Plano de Ação que contemple o monitoramento da medida adotada.


Objetivos:


- Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com a temática visto que é uma das etapas de implantação do quesito raça e cor;

- Preparar os profissionais para coletar a informação de forma adequada;

- Viabilizar a construção de um novo olhar para as relações Inter ético-raciais, entrando em contato com os seus próprios preconceitos, desvelando crenças e valores arraigados no imaginário social que mantem e reproduz o racismo.

Informações:

  • Data 31/10/2025
  • Horário 08:30
  • Local Auditório Vila dos Comerciários - Av. Moab Caldas, 400
  • Carga Horária 4 horas
  • Certificado Sim
  • Investimento Grátis
  • Público Alvo Gerentes, ACS e colaboradores da recepção

Categorias