IB ESCOLA – QUEM SOMOS?

O Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano – IBSAÚDE é uma Organização Social vocacionada à promoção do desenvolvimento humano e ao fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Seguridade Social. Como tal, vem se destacando no apoio aos municípios por meio da prestação de serviços de saúde qualificados nos diferentes níveis de complexidade, implementando experiências inovadoras e acumulando conhecimentos fundamentais para a qualificação da atenção à saúde.

Direção do IBSAÚDE e do IB Escola no Seminário Integrador IBSAÚDE/SUS 30 anos, em outubro de 2020, ocasião em que fora anunciada a criação do IBSAÚDE Escola. Da esquerda: Vinícius Medeiros, vice-presidente Financeiro do IBSAÚDE; Luciana Coppini do IBSAÚDE, vice-presidente Administrativa; José Eri Medeiros, presidente do IBSAÚDE; Tarsila Crusius, Diretora do IB Escola; Marcos Costa, secretário executivo do IBSAÚDE; Maralice Xavier, coordenadora de Educação do IB Escola; Leonardo Fetter, assessor Técnico do IB Escola e Cléo Machado, presidente do Conselho de Administração do IBSAÚDE.

Nos 15 anos em que vem atuando desde sua fundação, o IBSAÚDE parte de um lugar privilegiado para a identificação dos grandes desafios para a qualificação da saúde coletiva, da gestão pública e também para a promoção do desenvolvimento humano. Entre estes, destaca-se a permanente necessidade formação de profissionais e gestores. Assim, o reconhecimento da relevância do ensino, pesquisa e extensão para a realização de sua missão fez com que esses fossem objetivos incluídos no estatuto do IBSAÚDE desde sua criação, em 2005.

Perante os novos desafios aportados pela expansão dos serviços prestados pelo IBSAÚDE em anos recentes, assim como pela pandemia da COVID-19, em outubro de 2020 foi lançado o IBSAÚDE Escola. O segmento é voltado à ampliação e fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas tanto a colaboradores quanto ao público externo.

Desde seu lançamento, o IBSAÚDE Escola vem construindo uma estrutura qualificada permanente para o desenvolvimento de projetos, parceiras e ações junto aos diversos setores – locais, regionais, nacionais e internacionais – para dispor e ofertar tecnologias, serviços e soluções que atendam às demandas sociais e sejam vetores de transformação e desenvolvimento.

Tarsila Crusius – Assessora Educacional
Maralice Xavier – Assessora Educacional