Prevenindo (o recrudescimento dos) conflitos nos serviços de saúde com a comunicação não violenta

Prevenindo (o recrudescimento dos) conflitos nos serviços de saúde com a comunicação não violenta

Objetivo:

Um caso de agressão a uma médica plantonista no Rio de Janeiro, em julho de 2023, repercutiu nacionalmente e causou perplexidade na população. Uma idosa em estado grave morreu no mesmo local, possivelmente por falta de atendimento em decorrência da agressão à médica. Esse episódio, no entanto, não configura uma situação isolada. O Instituto de Segurança Pública do RJ noticiou que 499 pessoas foram vítimas de lesão corporal dolosa dentro de hospitais, clínicas e similares em 2022.

As notícias sobre o caso envolvendo a médica agredida não mencionam qualquer falha no atendimento aos agressores, no procedimento ou mesmo na comunicação, pelo contrário, referem que a dupla já teria chegado alterada à unidade.

Integra a rotina do colaborador em unidades de saúde o ato de comunicar ao paciente a necessidade de espera ou mesmo de encaminhamento a outra unidade, em razão da classificação de risco. Essa comunicação tende a gerar insatisfação no atendido e precisa ser efetivada da melhor maneira possível, com vistas a evitar ou minimizar os riscos de uma escalada de conflito que culmine em atos de violência. Esse é apenas um exemplo da utilidade das técnicas da comunicação não violenta nos serviços de saúde.


O curso é ministrado pela advogada, Mestre em Direito e Mediadora Judicial Veridiana Maria Rehbein. Professora Universitária desde 2003, tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Urbanístico, Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Direito Civil.


Objetivo geral: Explicar o conceito de comunicação não violenta e apresentar seus principais aspectos.


Objetivos específicos

  • Demonstrar a relação de uma comunicação inadequada com a escalada do conflito;
  • Reconhecer a importância da prevenção de conflitos nos serviços de saúde; 
  • Identificar as etapas da comunicação não violenta


Conteúdos

  • Conflito
  • Escalada (ou espiral) do conflito
  • Por que enfrentar conflitos?
  • Gestão de conflitos
  • Comunicação não violenta
  • Processo da Comunicação Não Violenta
  • Segurança Psicológica


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Informações:

  • Carga Horária 1 horas
  • Certificado Sim
  • Investimento Grátis
  • Público Alvo Colaboradores do IBSAÚDE

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