Prevenindo (o recrudescimento dos) conflitos nos serviços de saúde com a comunicação não violenta
Objetivo:
Um caso de agressão a uma médica plantonista no Rio de Janeiro, em julho de 2023, repercutiu nacionalmente e causou perplexidade na população. Uma idosa em estado grave morreu no mesmo local, possivelmente por falta de atendimento em decorrência da agressão à médica. Esse episódio, no entanto, não configura uma situação isolada. O Instituto de Segurança Pública do RJ noticiou que 499 pessoas foram vítimas de lesão corporal dolosa dentro de hospitais, clínicas e similares em 2022.
As notícias sobre o caso envolvendo a médica agredida não mencionam qualquer falha no atendimento aos agressores, no procedimento ou mesmo na comunicação, pelo contrário, referem que a dupla já teria chegado alterada à unidade.
Integra a rotina do colaborador em unidades de saúde o ato de comunicar ao paciente a necessidade de espera ou mesmo de encaminhamento a outra unidade, em razão da classificação de risco. Essa comunicação tende a gerar insatisfação no atendido e precisa ser efetivada da melhor maneira possível, com vistas a evitar ou minimizar os riscos de uma escalada de conflito que culmine em atos de violência. Esse é apenas um exemplo da utilidade das técnicas da comunicação não violenta nos serviços de saúde.
O curso é ministrado pela advogada, Mestre em Direito e Mediadora Judicial Veridiana Maria Rehbein. Professora Universitária desde 2003, tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Urbanístico, Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Direito Civil.
Objetivo geral: Explicar o conceito de comunicação não violenta e apresentar seus principais aspectos.
Objetivos específicos
- Demonstrar a relação de uma comunicação inadequada com a escalada do conflito;
- Reconhecer a importância da prevenção de conflitos nos serviços de saúde;
- Identificar as etapas da comunicação não violenta
Conteúdos
- Conflito
- Escalada (ou espiral) do conflito
- Por que enfrentar conflitos?
- Gestão de conflitos
- Comunicação não violenta
- Processo da Comunicação Não Violenta
- Segurança Psicológica
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Informações:
- Carga Horária 1 horas
- Certificado Sim
- Investimento Grátis
- Público Alvo Colaboradores do IBSAÚDE