Objetivo:

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio trouxeram grandes impactos para as pessoas e instituições. Seu enfrentamento foi um verdadeiro teste de resiliência, demandando capacidade de adaptação, espírito de solidariedade aos profissionais de saúde e à própria Organização.


A 23a edição do Seminário Formação Rede IBSAÚDE teve como tema "Diálogos sobre o impacto das enchentes de maio e as respostas institucionais à crise", e trouxe relatos dos serviços, colaboradores e lideranças do IBSAÚDE sobre o enfrentamento dos desafios trazidos pelas enchentes, bem como sobre o aprendizado decorrente.


Data: 25 de julho de 2024

Horário: das 13:30 às 17:00

Local: evento online, transmitido pela Plataforma Google Meet


Programação:

13:30 - 14:00: Abertura. Mensagem da Presidência. IB Escola

14:00 - 17:00: Relatos:

  1. UPA Junção (Rio Grande): “Não apenas cuidados médicos, mas também conforto e esperança para famílias que enfrentam situações desesperadoras”. Marcelo Caldeira Gouvêa, Enfermeiro Responsável Técnico pela UPA Airton Varela IBSAÚDE, Pós-graduado em Gerenciamento em Enfermagem, Saúde Mental e Paciente crítico.
  2. APS-POA Coordenadoria Oeste: "Redes Afetivas e intersetorialidade em momentos de crise". Luciana Moro Machado (Gerente da Unidade móvel e consultório na rua), Janaína Pasquali (Gerente da Clínica da Família Santa Marta), Susiane Freitag (Gerente da Unidade de Saúde São Gabriel e Unidade Nossa Senhora das Graças) e Rita Buttes (Terapeuta ocupacional especialista em gestão da clínica nas regiões do SUS. Mestre em ciências criminais, coordenadora do projeto mediadores culturais na área técnica da saúde e do imigrante povos ciganos no núcleo de equidades da coordenação de políticas públicas de saúde na atenção primária).
  3. Hospital Municipal de São José do Norte: "Transporte de funcionários e transferência de pacientes em meio às enchentes". Carmen Elienai Bastos Morais, Enfermeira RT / Enfermeira Resp Técnico do Hospital Municipal de São José do Norte
  4. UPA Areal (Pelotas): "A experiência da mudança de endereço da UPA Areal frente às cheias". Nelson Martins Soares Sobrinho, Diretor Geral da UPA Areal em Pelotas.
  5. UPAs de Canoas: "Catástrofe climática e saúde pública: a inundação das UPAS Liberty e Rio Branco e a gestão das três UPAS com seus desafios e lições aprendidas". Everton Benhur (Diretor Geral da UPA Liberty em Canoas) e Eduarda de Almeida (Coordenadora de Enfermagem na UPA Rio Branco)
  6. CAPS de Canoas: "CAPS: Canoas nos caminhos da água: cuidado em saúde mental em meio à catástrofe". Tiago Ferreira Anchieta, Educador Físico e especialista em residência e saúde mental coletiva; Coordenador Administrativo do CAPS Travessia
  7. IBSOCIAL: "Solidariedade e apoio em resposta à crise"

17:00: Encerramento


Informações:

  • Data 25/07/2024
  • Horário 13:30
  • Local meet.google.com/mon-ynjh-nuz
  • Carga Horária 4 horas
  • Certificado Sim
  • Investimento Grátis
  • Público Alvo Colaboradores do IBSAÚDE

Categorias