• Por: Cristiane Viegas
  • 25 Jun, 2021

Uso racional do oxigênio foi tema de seminário na UPA Guajuviras

Seminário virtual

Foto:Divulgação/IBSAÚDE


O tema do seminário foi proposto pelos próprios colaboradores da unidade, em Canoas, que enfrentaram grandes desafios com o alto pico de COVID-19, no último mês de fevereiro. A partir da grande necessidade de adaptação, foi percebida a importância de manejar de forma adequada o oxigênio para que o funcionamento ocorra ordenadamente.


'Identificou-se a importância do bom uso do oxigênio no momento delicado de pandemia e também o quanto a equipe aprendeu com esse cenário", explica a diretora da unidade Luciana Feldens.


Diante da demanda a equipe formulou o curso para compartilhar suas experiências com os demais serviços.


"O desafio foi aceito pelos colaboradores de forma pronta e apesar de ser estreia deles no formato online , os temas foram apresentados de forma clara e objetiva", destaca a assistente educacional, Maralice Xavier.


Um gás necessário para manutenção da vida, o oxigênio produz risco de reação de oxidação. É uma substância que pode causar combustão. Dependendo das concentrações em misturas com outros gases contribui fortemente com a velocidade da queima. 


O oxigênio é envasado como um gás sob alta pressão em cilindros ou como líquido em baixas temperaturas em tanques criogênicos.


Com o agravamento da pandemia da COVID-19, muitas unidades de saúde recentemente viram-se em condições críticas para a disponibilização desse recurso para os seus pacientes, chamando a atenção para a necessidade de capacitação sobre o uso racional desse insumo fundamental.


O curso foi realizado no último dia 09/06, na plataforma da IBSAÚDE Escola, e teve a participação média de 40 links durante a programação.