• Por: Maralice Xavier
  • 09 Nov, 2022

CULTURA DE EDUCAÇÃO, É POSSÍVEL?

Imagem ilustrativa

Foto:Banco de Imagens/IBSAÚDE


Falar em cultura de educação nos remete ao fato de que a cultura não se muda, ela se molda. Ao iniciar a construção de um segmento de educação em uma instituição de saúde, prioriza-se ações educativas que, além de vir a qualificar o colaborador, dá conta de ajustes necessários nos processos de trabalho.


 Através da identificação das necessidades locais dos serviços busca-se transformar práticas profissionais através de uma reflexão e construção de capacitações que atendam essas demandas. Isso é cultura de educação.

Trazer para dentro da instituição a reflexão do porquê investir na aprendizagem corporativa proporciona um olhar e uma construção coletiva, ou se preferirem, uma co-construção que antecipará conquistas na área da educação. Além disso incentivará o aprendizado contínuo, indispensável no fomento a cultura de educação.


Educação, trabalho e gestão andam junto reconfigurando as práticas porque proporcionam às atualizações que ocorrem na ciência da profissão. Isso amplia a capacidade resolutiva dos serviços, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Sabe-se que para estimular esses desenvolvimentos é necessário criar nas pessoas a responsabilidade sobre o seu aprendizado, responsabilidade essa que traga sentido para o que o colaborador está realizando e para a empresa que está moldando sua cultura de educação.


O entendimento de que, somente construindo ações educativas que venham ao encontro com a necessidade da pessoa, teremos a aderência e o engajamento necessário para o aprendizado, tanto do colaborador como da instituição como um todo no que tange a cultura de educação.


Para além do conteúdo de uma capacitação ou curso, está o afeto e a vinculação que é dispensada para que aquela atividade cumpra o seu papel educativo.


Seguindo a premissa de que o capital mais valioso de uma empresa são as pessoas, urge a necessidade de identificar as capacidades dessas pessoas que vão desempenhar as funções e agregar valor a elas para que gerem os resultados esperados. O crescimento das pessoas e da instituição estão no fato de quanto elas conseguem aprender, colocar o conhecimento em prática e transformá-lo em um benefício para o avanço da empresa. Potencializar as pessoas tem a ver com cultura de educação.


O aprendizado é uma oportunidade para que se esteja aberto e pronto para mudanças rápidas e inesperadas que surgem e necessitam de uma adaptação contínua. Estar apto a desenvolver-se continuamente proporciona uma adequação aos diversos cenários e contextos imprevisíveis que se apresentam na área da saúde. “A mudança não é simplesmente necessária para a vida- ela é a vida. ” Alvim Toffler


O aprendizado precisa ser parte da cultura organizacional porque assim ele consegue cumprir o papel que é a evolução constante da empresa em todos os sentidos. Olhando para o fato de que a próxima sociedade será a sociedade do conhecimento, a maior fonte será o conhecimento, precisamos trabalhar a cultura da educação. Ações contínuas que promovam o conhecimento oxigena o fazer da empresa e constrói a espiral do conhecimento que será um tema que falaremos no próximo texto.