• Por: Cristiane Viegas
  • 26 Apr, 2021

A humanização no atendimento SUS

IBSAÚDE promove curso aos colaboradores e servidores públicos de três municípios gaúchos

Foto:Divulgação IBSAÚDE

Nos próximos dias 19 e 20/11, o IBSAÚDE realiza o Curso Humanização no Sistema Único de Saúde, voltado aos seus colaboradores e membros das Coordenadorias Regionais, Secretarias e Conselhos Municipais de Saúde de Canoas, Dois Irmãos e São Leopoldo. 

Em torno de 60 pessoas vão receber a capacitação que busca a qualificar a gestão na área da saúde. O curso gratuito será ministrado pela Mª. em Direitos Humanos, Tarsila Crusius; Mª em Ciências Sociais, Maralice Xavier; Me. em Direito, Vinícius Medeiros; Dr. em Saúde Coletiva, Maximiliano das Chagas Marques e Me. em Direito Leonardo Fetter.

Os ministrantes fazem parte do Núcleo de Educação do instituto, que está desenvolvendo uma escola própria. Entre os conteúdos da programação estão temas como “o papel do terceiro setor no fortalecimento do SUS”, “desafios da gestão pública”, “a política nacional da humanização do SUS” e “uso de tecnologias e responsabilidade civil”. 

O curso livre ocorrerá no Hotel Continental, em Porto Alegre, e terá a certificação de 20h. Recentemente, o IBSAÚDE ofereceu um seminário de integração aos dirigentes das suas unidades de saúde,. De acordo com Tarsila Crusius, coordenadora educacional do instituto, agora o foco são os profissionais que lidam diretamente com os usuário do SUS. 

“É preciso estreitar essa comunicação e fortalecer as estratégias de qualificação dos serviços. E humanização é cuidar bem das pessoas”, destaca. 

Segundo a presidência do IBSAÚDE, todos os protocolos de saúde determinados pelos órgãos governamentais serão seguidos.