• Por: Assessoria de Comunicação IBSAÚDE
  • 29 Aug, 2023

Prefeitura e representantes da comunidade prestigiaram Seminário IBSAÚDE

Participação dos Conselhos locais, municipais e distritais de Saúde, juntamente com a prefeitura de Porto Alegre foram destaque no Seminário.

Foto:Glauco Arnt/IBSAÚDE


O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário de Saúde Fernando Ritter, os representantes de Conselhos de Saúde Michael Santos, Waldir Bohn Gass e Jairo Boeira, participaram do 21º Seminário Formação Rede IBSAÚDE e 2ª Mostra de Vivências do SUS, realizados entre os dias 23 e 26 de agosto.


Nos dois primeiros dias do evento aconteceu a parte online, quando participaram 155 colaboradores inscritos de mais de 30 unidades de saúde geridas pelo Instituto no estado. Foram destacados 44 relatos de vivências e 21 pôsteres de apresentação de projetos, inovações e ações que estão fazendo a diferença no atendimento à população e que marcam o modelo de gestão do Instituto.


A parte presencial aconteceu no salão de eventos do Hotel Continental, no centro de Porto Alegre, com mais de 230 participantes vindos de diversos municípios do RS e de representantes de Conselhos municipais, locais e distritais de Saúde de vários bairros e comunidades da capital gaúcha onde há Unidades de Saúde da Atenção Primária.


O prefeito Melo, em seu pronunciamento, ressaltou os resultados positivos da parceria entre o IBSAÚDE e a gestão municipal compartilhada em mais de 20 Unidades de Saúde (16 UBSs, 3 Clínicas da Família, Farmácia Distrital e Consultório na Rua I e II). Segundo ele “Parcerias como esta são fundamentais para uma gestão de saúde saudável para o município. Eu nasci no SUS e acredito em nosso sistema de saúde, por isso incentivamos as parcerias com o Terceiro Setor, onde os resultados estão aí”, disse o prefeito em visita aos banners da II Mostra Vivências de Humanização no SUS, exposta durante o evento. 


Melo destacou ainda ações que poderão ser incrementadas em prol da população de rua, através do projeto Consultório na Rua, que disponibiliza atendimentos em saúde de forma rotativa e semanal, em comunidades onde o acesso é mais difícil.

 O tema controle social norteou grande parte das pautas do Seminário, que teve como um dos painelistas principais Fernando Ritter, Secretário de Saúde de Porto Alegre.


PRESENÇA INTERNACIONAL – O Seminário destacou também as presenças de três médicas pediatras de Maputo, Moçambique, convidadas a compor o grupo técnico multidisciplinar do projeto IBSAUDE/Conasems e Ministérios da Saúde e Relações Exteriores, em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), voltado aos países africanos de língua portuguesa. Elas foram apresentadas pelo presidente do IBSAÚDE, Dr. José Eri de Medeiros, que acompanhou o evento na íntegra.