Saúde Mental e Práticas Psicossociais

Saúde Mental e Práticas Psicossociais
  • Público Alvo: Profissionais de saúde, acadêmicos, gestores
  • Investimento: Grátis
  • Evento encerrado

Objetivo:

OBJETIVOS:

  • Contextualizar os CAPS AD III Girassol (Restinga e Extremo Sul) e Caminhos do Sol (Leste e Nordeste), sob gestão do IBSAÚDE há 2 anos, sua história e importância no contexto da rede de atenção atenção em saúde mental do município de Porto Alegre
  • Contextualizar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no contexto do SUS, suas diretrizes básicas e princípios, assim como os aspectos de sua implementação e consolidação
  • Compreender e debater as políticas públicas sobre drogas, pautadas nas diretrizes da atenção em saúde mental, da Redução de Danos e do papel fundamental dos serviços substitutivos
  • Conhecer e refletir sobre os desafios para a consolidação das redes especialmente perante os desafios trazidos pela pandemia da COVID-19 nos territórios


PROGRAMAÇÃO:


21/05/2021 - das 14h às 17h


14:00 – 14:30:Mesa redonda de abertura e boas vindas


Participantes: Vinícius Medeiros (Mestre em Direito -UNISC-, doutorando em Direito -Universidade Autónoma de Lisboa-, vice presidente financeiro do IBSAÚDE); Ricardo Nogueira (Médico Psiquiatra, gestor de saúde pela UFCSPA, Mestre em Saúde da Família, Preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital Mãe de Deus POA, Professor de Saúde Mental da Faculdade Unimed, Coordenador do CPV, Diretor de Saúde Mental do IBsaude. Um dos autores do Manual de Prevenção ao Suicídio do RS e do livro Prevenção do Suicídio - NEA); Marilise Fraga de Souza (enfermeira, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Chefe da Divisão de Políticas Transversais do DAPPS - SES/RS); Alceu Gomes Filho

(psiquiatra da infância e adolescência, mestre em Psiquiatria -UFRGS- Coordenador de saúde mental da SMS-POA); Tarsila R. Crusius(psicóloga, mestre em Direitos Humanos e diretora do IB Escola).


14:30–15h:00: Mesa redonda: “Contextualização dos dois anos dos serviços nos territórios Capsad III Girassol Restinga e Extremo Sul e Capsad III Caminhos do Sol Leste Nordeste” 


Palestrantes: Luciana Moro (Terapeuta Ocupacional -IPA.Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Instituto de Psicologia/UFRJ. Especialização em Saúde Mental Coletiva -UFSM-; Coordenadora do Capsad III Girassol), Fernanda Luz(psicóloga, especialista em saúde pública e mestre em Psicologia Social Institucional -UFRGS-. Possui formação em clínica e práticas grupais. Coordenadora do CAPSas III Caminhos do Sol)e DianneVitorassi(Enfermeira Responsável Técnica dos Serviços de Enfermagem do IBSAUDE).


Mediadora: Drª Telma Maria Fraga Bernardes(médica - UFPEL. Residência e Especialização em Psiquiatria/UFRGS. Psicanalista - Sociedade Psicanalista de Pelotas/IPA.Doutora em Literatura Universidade de Limoges-França. Pós-graduada em Artes Visuaispela FEEVALE).


15:00 – 15:45: Palestra: “Saúde mental, Redução de Danos e os Serviços Substitutivos”


Palestrante convidada: Drª Marta Conte, psicanalista, sanitarista, doutora em psicologia clínica. Pesquisadora nos temas Redução de danos, plano terapêutico institucional, violência e saúde mental. Membro do Fórum Estadual de Redução de Danos /FERD RS, Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas/Abramd Sul e Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos/REDUC e suplente pelo CRP RS no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do RS (CONED RS).


Mediadora: Drª Telma Maria Fraga Bernardes (médica - UFPEL. Residência e Especialização em Psiquiatria/UFRGS. Psicanalista - Sociedade Psicanalista de Pelotas/IPA. Doutora em Literatura Universidade de Limoges-França. Pós-graduada em Artes Visuais pela FEEVALE).


15:45 – 16:30: Palestra: “Redes no território e Abordagens em tempos pandêmicos – Caps X Território: Novas Abordagens para o cuidado em liberdade”


Facilitadores: Conrado Bueno (educador físico – UFRGS- com complementação pedagógica -UNYLEYA-, especialização em saúde mental coletiva -UFRGS-, em gestão em saúde -UFRGS-, em Saúde Coletiva -IFRS, em educação -IFSUL-, em mídias na educação -IFSUL- e em cultura pop -EST-. Especializando em Administração Pública para o Século XXI -UFRGS- e em Cinema e Linguagem Audiovisual -Estácio de Sá) e Camila Baialardi (Terapeuta Ocupacional -UFSM-, Especialista em Saúde Mental. Especialista em Gestão em Saúde Pública. Redutora de Danos –Fiocruz).





Informações:

  • Data 21/05/2021
  • Horário 14:00
  • Local Evento Online
  • Carga Horária 3 horas
  • Certificado Sim
  • Investimento Grátis
  • Público Alvo Profissionais de saúde, acadêmicos, gestores

Categorias